Buscar

Campo Formoso: Estudantes desenvolvem protótipo capaz de transformar água salobra em potável


Um grupo de estudantes de Campo Formoso, cidade do norte da Bahia, desenvolveu um um protótipo capaz de transformar a água salobra, consumida em muitas comunidades carentes, em água potável. A tecnologia foi baseada em um projeto de baixo custo e utiliza o princípio da evaporação para consegui o feito.

A criação é de Davi Fernandes, Diogo de Andrade, Gian Silva e Samuel da Silva, com ajuda da professora Keiliane de Oliveira. Eles são do Colégio Estadual Quilombola de São Tomé. Segundo o grupo, a ideia surgiu a partir da realidade local, principalmente nos bebedouros da escola, onde água é salobra.

Na prática, o dessalinizador solar, desenvolvido pelos baianos, absorve a radiação solar e, depois, transfere energia para a água por condução térmica, levando à evaporação para que a água possa ser consumida. Além disso, não é necessário o uso de eletricidade e a tecnologia é livre de produtos químicos, utilizando matérias de baixo custo como canos de PVC e vasilhas plásticas.

No momento, o projeto está em em fase de ampliação. A ideia, no entanto, é aumentar a produção para que as comunidades que enfrentam período de muita seca consumam a água potável.


Fonte: G1/Geraldo José

portal formosa banner 2.jpg
curso-de-maquiagem---gif.gif
WhatsApp Image 2019-10-30 at 10.06.31 (1
Ótica_União_-_Portal_Formosa_-_Banner_La
IMG-20191109-WA0062.jpg
js telecom logo1.jpg

Sites Parceiros

TOTAL DE ACESSOS

© 2020 - Portal Formosa - O Portal do Sertão Baiano - Site criado por Jucélio Rodrigues

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

(75) 99829-5548