Baronesas causam prejuízo de milhões de reais a piscicultores de Glória-BA


Mais uma vez a tragédia se repete. Com as últimas chuvas as baronesas que estavam “sumidas” reapareceram causando prejuízos tanto para as pisciculturas, como para o turismo e para os demais usos múltiplos do Rio São Francisco.

Os prejuízos são enormes e já passam da casa dos milhões de reais. Somente nesta quinta (5) e sexta feira (6), duas pisciculturas de Glória perderam toda a produção. Lá se foi todo um esforço de um ano de trabalho.

O problema das baronesas nos nossos lagos é uma tragédia anunciada e que vem se repetindo ao longo dos anos. As baronesas são oriundas dos leitos secos dos rios Moxotó e Pajeú onde, diversos municípios jogam seus esgotos diariamente.

Com a chegada das chuvas, os rios e riachos temporários voltam a “correr” e trazem para os reservatórios de Itaparica e Moxotó, toda essa carga de baronesas causando transtornos para a captação de água para consumo humano e irrigação e prejuízos para o turismo e a piscicultura da região.

Por diversas vezes alertamos os poderes públicos locais, estaduais e federal sobre o problema e os impactos das baronesas sobre a nossa atividade. Fizemos diversas reuniões, atos de protesto, audiências públicas com a participação de prefeitos e vereadores dos municípios dos quatro estados envolvidos (Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), órgãos de Governos, Comitê da Bacia, universidades, CHESF, CODEVASF, empresas de saneamento, Ministério Público Estadual e Federal, viagens à Brasília para audiência com Ministério do Meio Ambiente e Secretaria de Aquicultura e Pesca.

Infelizmente não fomos ouvidos e tampouco atendidos. É um total descaso com a nossa região do Sub Médio São Francisco.

A quem interessa essa total omissão dos poderes públicos constituídos? Será que nós, cidadãos e cidadãs, piscicultores, empreendedores do turismo, ribeirinhos, irrigantes, pescadores artesanais, que aqui vivemos, produzimos, geramos oportunidades e empregos, pagamos e recolhemos impostos, não merecemos o mínimo de respeito e consideração?

Até quando vamos ver, de braços cruzados, o nosso Velho Chico morrer?

Portal Formosa - Fonte: PA4

1.jpg
Ótica_União_-_Portal_Formosa_-_Banner_La

PRECISA DIVULGAR ALGO? 

ANUNCIE NO PORTAL FORMOSA

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

(75) 99850-9821

© 2020 - Portal Formosa - O Portal do Sertão Baiano - Site criado por Jucélio Rodrigues

TOTAL DE ACESSOS