Fortes chuvas em Minas Gerais vão contribuir para aumentar o volume de água do Rio São Francisco


A alegria toma conta dos ambientalistas, funcionários e frequentadores do Parque Nacional da Serra da Canastra, situado em São Roque de Minas, Minas Gerais. Com a chuva que se intensificou na região nos últimos dias, a principal nascente do Rio São Francisco, que fica dentro da área de preservação voltou a jorrar água com um volume expressivo. 

O chefe do parque Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, Fernando Augusto Tambelini, afirma que um dos grandes benefícios da chuva é devido a esse período de estiagem que foi muito prolongado. "Agora é muito bom ter volume de chuvas maiores. Dessa forma os rios afluentes serão abastecidos e vão trazer mais água para as represas, aumento dos reservatórios, aumento de água para o abastecimento da população, para a agricultura, além do ganho para a biodiversidade” comemora Tambelini.

Minas Gerais segue em alerta às ocorrências de chuva forte. Previsão meteorológica divulgada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), nesta segunda-feira (27), indica que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável pelas tempestades na semana passada, segue atuando sobre o Estado.

O Rio das Velhas que nasce no município de Ouro Preto e percorre 801 municípios até desaguar no Rio São Francisco, no distrito de Barra do Guaicuí, no município de Várzea da Palma, abaixo de Pirapora, recebeu um grande volume de água.

A enchente no rio das Velhas é provocada, sobretudo, pelos temporais registrados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pois no afluente do Rio São Francisco deságuam o Ribeirão Arrudas e o Ribeirão Onça, que cortam a capital.

As consequências do fenômeno, também são vistas nas Regiões Norte de Minas Gerais. Afluentes do Rio São Francisco estão sendo beneficiados com as fortes chuvas que caem nas cidades localizadas nas margens do Rio São Francisco, exemplo Pirapora e Januária e esta situação vai contribuir com o aumento do volume de água do Rio São Francisco.

O Rio São Francisco possui uma extensão de 2.830 quilômetros e sua bacia hidrográfica possui cerca de 640 mil quilômetros quadrados.

O Rio São Francisco banha seis estados - Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Goiás - e o Distrito Federal, contemplando aproximadamente 504 municípios. A região de influência do rio, chamada de região sanfranciscana, está dividida em quatro trechos: o Alto São Francisco - das nascentes na Serra da Canastra (MG) até a cidade de Pirapora (MG); o Médio São Francisco - de Pirapora (MG) até Remanso (BA); o Submédio São Francisco - de Remanso (BA) até Paulo Afonso (BA); e o Baixo São Francisco - de Paulo Afonso (BA) até a foz, entre Sergipe e Alagoas. A população que habita a bacia é estimada em cerca de 16 milhões de pessoas.


Portal Formosa - Fonte: Geraldo José

1.jpg
Ótica_União_-_Portal_Formosa_-_Banner_La

PRECISA DIVULGAR ALGO? 

ANUNCIE NO PORTAL FORMOSA

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

(75) 99850-9821

© 2020 - Portal Formosa - O Portal do Sertão Baiano - Site criado por Jucélio Rodrigues

TOTAL DE ACESSOS