Macururé registra 16 casos confirmados de Covid-19; Decretado Lockdown de 27 de junho a 02 de julho



Através de uma live, o Prefeito de Macururé-BA, Everaldo Carvalho, informou que 16 pessoas testaram positivo para Covid-19 no município. O primeiro caso foi registrado ontem e hoje foram confirmados mais 15 casos.


A Prefeitura decretou Lockdown em todo o território municipal (sede, povoados e fazendas).


O Lockdown já está acontecendo deste às 12h deste sábado (27 de junho) e vai até o dia 02 de julho de 2020.


Está suspenso o funcionamento de toda e qualquer atividade comercial. A exceção fica por conta dos postos de combustíveis (exclusivamente para abastecimento), estabelecimento hospitalar, serviço de segurança pública e profissionais da área fim da saúde.


Segundo o Prefeito, o comerciante que descumprir o decreto, poderá ter o alvará de funcionamento cassado, além de outras medidas.


Também fica proibida a locomoção de qualquer cidadão no território do Município de Macururé.


O prefeito também afirmou que logo após a paralisação geral, adotará o toque de recolher: “Vamos fazer o toque de recolher das 18h às 6h do dia seguinte.”


A Polícia Militar, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal estarão realizando rondas para garantir o cumprimento do decreto.


Como supostamente houve essa contaminação em massa?


No dia 13 de junho, em uma comunidade da zona rural do município, houve uma confraternização familiar (churrasco), com aproximadamente 40 pessoas, inclusive pessoas vindas de outros municípios com histórico de Covid-19.


Ontem (26) foi feito o primeiro teste, dando positivo para Covid-19. Hoje (27), foram feitos testes rápidos em outras pessoas e, infelizmente, mais 15 também estão infectadas. Podendo haver mais casos.


A Secretaria de Saúde do município está monitorando todos e fazendo o levantamento para identificar e localizar todos que participaram do evento e depois saber com quem estas pessoas tiveram contato. Além dos familiares, havia outras pessoas da vizinhança e da sede.


Estão infectadas 11 pessoas da zona rural e 5 da sede do município.


É um momento complicado. Já se passaram 14 dias após a confraternização, todos voltaram pra suas casas, tiveram contato com várias outras pessoas da própria família e da comunidade.


Felizmente, as pessoas que testaram positivo estão com sintomas leves ou não estão sentindo sintomas, ou seja, assintomáticas.


Com o Lockdown de 5 dias, se todos respeitarem e ficarem em casa, o vírus não vai circular e a Secretaria terá tempo de identificar e testar todos que participaram do evento e também outras pessoas que possivelmente tiveram contato posteriormente com os festeiros.

Assista, abaixo, o pronunciamento do Prefeito Everaldo Carvalho realizado neste sábado, dia 27.

Obs: na live o prefeito fala em 15 casos, porém no Boletim divulgado posteriormente, é informado que são 16 casos confirmados.




Portal Formosa | O Portal do Sertão Baiano

1.jpg
Ótica_União_-_Portal_Formosa_-_Banner_La

PRECISA DIVULGAR ALGO? 

ANUNCIE NO PORTAL FORMOSA

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

(75) 99850-9821

© 2020 - Portal Formosa - O Portal do Sertão Baiano - Site criado por Jucélio Rodrigues

TOTAL DE ACESSOS