Paciente com suspeita de H1N1 morre na UPA de Juazeiro-BA. Sesau emite nota



Por meio de nota, a Secretaria da Saúde em Juazeiro informou que, na tarde desta quinta-feira, (05) precisou restringir os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após a suspeita de dois casos de H1N1 na unidade. Os pacientes tiveram que ficar em isolamento na sala vermelha e os casos classificados como urgência e emergência tiveram que ser encaminhados para o Hospital Regional de Juazeiro.

Segundo a nota da Secretaria Municipal de Saúde “ainda na manhã desta sexta-feira, (06) os atendimentos já foram normalizados na UPA.”

A Secretaria da Saúde informa ainda que os pacientes foram inseridos no sistema de regulação da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) pela equipe da UPA, para que tivessem leito de isolamento assegurado no Hospital Regional de Juazeiro, serviço de referência hospitalar para esses casos.

A infecção pelo vírus da Influenza A/H1N1 pode ocorrer por contato com secreções respiratórias, através da tosse ou espirros, de pessoas contaminadas pelo vírus. É uma infecção viral, onde os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O agravo da gripe H1N1 pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. O vírus vive por duas a oito horas em superfícies, por isso, hábitos de higiene pessoal, como: lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir as chances de contaminação.

Porém, familiares de funcionários da UPA que estão apreensivos, em contato com a RedeGN informaram que um dos pacientes suspeitos de H1N1 faleceu na sala vermelha e o seu corpo ainda permanecia na unidade hospitalar do município, enquanto a mãe recebe a assistência dos profissionais de plantão.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro informou apenas que “o paciente já chegou em estado grave. Precisou ser entubado, mesmo assim não resistiu”.


Sesau informa que após suspeita de H1N1 a UPA está funcionando dentro da normalidade


A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que a UPA está com o atendimento normalizado. A Sesau reitera à população que a unidade de referência com leitos de isolamento é o Hospital Regional, mas já adotou todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde em relação aos casos suspeitos que chegaram à UPA.

Quanto ao óbito do paciente que se encontrava com suspeita de H1N1, a equipe da UPA iniciou o tratamento conforme protocolo médico vigente e realizou a coleta de material, que foi encaminhada para o Lacen de Salvador e aguarda o resultado para conclusão diagnóstica.

A Sesau informa ainda que não há motivo para pânico e orienta que os pacientes com sintomas respiratórios sugestivos de quadro gripal procurem o posto de saúde mais próximo, recomendando a adoção dos hábitos de higienização preconizadas pelo Ministério da Saúde, como ao tossir ou espirrar usar lenço, lavar bem as mãos e proteger nariz e boca.


Portal Formosa - Fonte: RedeGN

1.jpg
Ótica_União_-_Portal_Formosa_-_Banner_La

PRECISA DIVULGAR ALGO? 

ANUNCIE NO PORTAL FORMOSA

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

(75) 99850-9821

© 2020 - Portal Formosa - O Portal do Sertão Baiano - Site criado por Jucélio Rodrigues

TOTAL DE ACESSOS