Perdas de Feijão preocupa agricultores de Jeremoabo-BA


Ano de muitas chuvas com índices superiores a média anual, animaram agricultores da região que investiram no aumento de área de plantio, principalmente das lavouras básicas, feijão e milho. No passado, grandes áreas plantadas destas lavouras eram vistas que foram reduzindo com o tempo em função exatamente das poucas e irregulares chuvas. Em função disso, o Feijão, principal alimento do nordestino, chegou a preços muito altos, com o saco de 60kg de sementes custando até R$ 700,00.

Mas, esperançosos com as chuvas, o agricultor apostou novamente na sorte, que mais uma vez vê escapar pelos dedos. É que a previsão inicial é de que a colheita não vai ser a esperada. A causa principal das perdas é o ataque de “mosca branca” e que muitos confundem com “bolô”, quando as folhas murcham, escurecem e começa a cair.

Para o técnico agrícola Manoel, da Bahiater e antigo servidor da EBDA “a praga já apareceu em outros anos, mas com pequena intensidade”.  Para o produtor Marcos, da região do Itapicuru “em nossa região nunca havia acontecido assim”.

Nas discussões entabuladas foram identificados dois possíveis causadores do problema: a chuva realmente em maior abundância e sementes vindas de outras áreas com possível contaminação.

No levantamento estatístico de área plantada, estimou-se em 1.350 hectares de área de feijão de cor sequeiro (feijão de “arranca”).

Os dados foram analisados em Reunião Municipal das Estatísticas Agropecuárias promovida pelo IBGE no último dia 25.08.


Portal Formosa | Fonte: Canudos Acontece

1.jpg
Ótica_União_-_Portal_Formosa_-_Banner_La

PRECISA DIVULGAR ALGO? 

ANUNCIE NO PORTAL FORMOSA

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

(75) 99850-9821

© 2020 - Portal Formosa - O Portal do Sertão Baiano - Site criado por Jucélio Rodrigues

TOTAL DE ACESSOS