Política em Macururé: Atual prefeito desiste de candidatura e anuncia apoio ao candidato da oposição



Na tarde do último sábado, dia 10 de outubro, os eleitores do município de Macururé foram surpreendidos com a decisão do atual prefeito, Everaldo Carvalho. Ele desistiu da candidatura a reeleição e resolveu apoiar o candidato que lhe fazia oposição, Bergue de Josias.


Como foi isso?


A princípio, de forma inesperada, o prefeito Everaldo postou no grupo do Portal Formosa uma imagem de um telecentro comunitário abandonado, contendo um texto favorável ao seu opositor político. Veja a imagem abaixo.

Imediatamente a postagem repercutiu, viralizou em outros grupos de WhatsApp e todos ficaram sem entender. Minutos depois, através de um áudio, o prefeito informou que estaria mudando seu posicionamento político referente às eleições de 2020.


Mas, por que ele fez isso?


A política de Macururé é cheia de surpresas e não é de hoje. Veja as mudanças ao logo dos últimos 16 anos.

  • Em 2004, após 8 anos de governo, Eugênio Pacelli, o popular Gena, conseguiu eleger seu sucessor, José Augusto. Na época, a eleição era entre José Augusto e Silma;

  • Em 2008, após divergências entre Gena e José Augusto, Gena apoiou Silma e conseguiram interromper a reeleição de José Augusto. Silma foi eleita.

  • Em 2012, Gena e Silma já estavam em lados opostos e os dois concorreram ao cargo de prefeito. Foi aí que apareceu a frase: “papai bota, papai tira”. Porém Silma conseguiu se reeleger.

  • Em 2016, Silma fez seu sucessor, o atual prefeito, Everaldo, que disputou a eleição contra Bergue.

  • Agora, em 2020, esperava-se que Everaldo lutasse pela reeleição com o apoio de Silma, porém não foi isso que aconteceu. Segundo a ex-prefeita, o grupo político não aceitou mais apoiar Everaldo e também havia uma grande rejeição dos eleitores ao atual gestor. Por conta disso, a mesma decidiu lançar-se candidata.

Portanto, houve a divisão do grupo da Situação e o município passou a ter três candidatos: Everaldo (atual Prefeito), a ex-prefeita Silma (que colocou Everaldo no poder) e Bergue de Josias (que perdeu a eleição passada por apenas 93 votos de diferença).

Teoricamente, com a divisão do grupo (Everaldo/Silma), Bergue estaria mais fortalecido, pois perdeu a eleição passada por poucos votos de diferença e se manteve como principal nome da oposição.


Opiniões partidárias


Para os aliados de Everaldo, Silma foi "traidora" e colocou o prefeito nesta situação. Se ela apoiasse ele, possivelmente sairiam vitoriosos, mas a "cede de poder" falou mais alto.


Já os apoiadores de Silma afirmam que foi Everaldo que "traiu" o grupo que o elegeu, se juntou a lideranças da oposição e abandonou seus aliados políticos.


Portanto, hoje Macururé tem dois candidatos, de um lado Silma Eliane (ex-prefeita que governou o município por 8 anos) e do outro lado Bergue de Josias (que agora está contando com o apoio do atual prefeito).


Antes, com três candidatos, Bergue já estava sendo cotado como o favorito para ganhar a eleição. E agora? Ele está mais eleito ainda ou será que Silma vai ter força suficiente para surpreender e sair vitoriosa? Será que Everaldo ainda volta atrás?


Há muito silêncio nestes últimos dois dias. Algo “bombástico” ainda pode acontecer?


Aguardem os próximos capítulos!!!


Portal Formosa | O Portal do Sertão Baiano

1.jpg
Ótica_União_-_Portal_Formosa_-_Banner_La

PRECISA DIVULGAR ALGO? 

ANUNCIE NO PORTAL FORMOSA

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

(75) 99850-9821

© 2020 - Portal Formosa - O Portal do Sertão Baiano - Site criado por Jucélio Rodrigues

TOTAL DE ACESSOS