Rui Costa anuncia compra de seringas para vacinação contra a Covid-19 na Bahia


O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou que faz, nesta quarta-feira (9), a compra de 19,8 milhões de seringas e agulhas para vacinação contra a Covid-19 na Bahia.


O anúncio foi feito nesta quarta, durante a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde, na cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador. A nova unidade servirá à população da região com atendimento médico e odontológico, medicamentos e vacinas, fortalecendo a rede de atenção básica no estado.

De acordo com o governador, a compra faz parte do planejamento estadual para a vacinação em massa na Bahia. Ele informou ainda que a entrega das seringas e agulhas adquiridas pelo governo será imediata e o investimento nessa compra é de R$ 5,5 milhões.


Ainda no anúncio, Rui disse que precisa que o Governo Federal seja ágil na certificação de uma das vacinas já existentes contra a Covid-19, “para que assim possamos dar início a esta nova etapa de enfrentamento da pandemia no Brasil”.


Além da compra das seringas, o governador da Bahia autorizou a montagem de uma rede de ultrafreezers de -80°C para que o estado esteja preparado para estocar vacinas, desde a última quinta-feira (3).

Apesar das medidas, o governo da Bahia ainda não divulgou detalhes do plano de imunização contra a Covid-19.


A Bahia tem mais de 428 mil casos registrados da doença, sendo quase 11 mil deles ativos, conforme o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Desde o início da pandemia, a Bahia regatou 8.474 óbitos por causa da doença.


Reunião com Ministro


O governador da Bahia participou, junto com gestores de outros estados, de uma reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na terça-feira (8). De acordo com Rui, os governadores pediram celeridade na aprovação e registro das vacinas contra a Covid-19, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Ainda segundo Rui, o ministro confirmou que o Brasil fará a compra das vacinas, à medida em que elas forem aprovadas e registradas.


“Nosso principal pleito é que esse registro seja feito com celeridade, assim que os laboratórios solicitarem, já que o Brasil, assim como outras nações, deve utilizar mais de uma vacina para imunizar a população. A Pfizer, por exemplo, acenou com a disponibilização de 70 milhões de doses para o Brasil, em um primeiro momento, sendo que cada indivíduo precisa de duas doses, e essa quantidade não cobre todos os brasileiros”, disse o governador, por meio de nota.


O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse que a capital baiana já tem um plano de vacinação, e que está em contato com fabricantes para adquirir a vacina contra a Covid-19, caso precise fazer a compra de maneira independente.


Na última sexta-feira (4), Neto disse que a vacina é uma prioridade para Salvador e afirmou que, caso não haja um consenso com o governo federal, com relação à distribuição das vacinas, a prefeitura pretende comprá-las. Ele também sinalizou que vai entrar em diálogo com o governador, para fazer essa compra.


“Infelizmente, o governo federal está atrasado no seu plano, está demorando para apresentar uma linha do que que vai ser a vacinação no Brasil, não dialoga com prefeituras e governos estaduais, o que é um absurdo, né? Então, a gente não vai ficar aqui parado esperando. Vamos colocar, caso seja preciso, dinheiro do município para comprar a vacina e acelerar o processo de vacinação da população. Quando a vacina chegar, no dia seguinte a gente vai estar preparado para começar a vacinar as pessoas, e eu espero, é claro, que não haja nenhuma polêmica que até eventualmente nos obrigue a ir à Justiça”, falou Neto, na sexta.


Ainda não há previsão de datas para a imunização, já que nenhuma vacina foi liberada pela Anvisa até o momento.


Portal Formosa | Fonte: G1

1.jpg
Ótica_União_-_Portal_Formosa_-_Banner_La

PRECISA DIVULGAR ALGO? 

ANUNCIE NO PORTAL FORMOSA

BANNER-guilherme-2-menor.gif
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

(75) 99850-9821

© 2020 - Portal Formosa - O Portal do Sertão Baiano - Site criado por Jucélio Rodrigues

TOTAL DE ACESSOS